30 abril 2015

Maioria da Direcção da CGTP-IN branqueia a governação do PSD/CDS que destruiu o país e empobreceu os trabalhadores e o Povo

1.º Maio de 2015

TODOS COM OS TRABALHADORES UNIDOS CONTRA O GOVERNO PSD/CDS E POR UM GOVERNO QUE DEFENDA A DEMOCRACIA, O BEM-ESTAR E A JUSTIÇA SOCIAL

Maioria da Direcção da CGTP-IN branqueia a governação do PSD/CDS que destruiu o país e empobreceu os trabalhadores e o Povo

ACORRENTE SINDICAL SOCIALISTA DA CGTP-IN APELA AO POVO TRABALHADOR QUE PARTICIPE NAS MANIFESTAÇÕES DA CGTP-IN

Os trabalhadores vão realizar amanhã o Primeiro de Maio de 2015 mergulhados numa situação económica e social altamente degrada e, em muitos casos, de verdadeiro martírio, provocado pela politica de Direita que o Governo do PSD/CDS vem realizando nos últimos anos.

Apesar da luta permanente dos trabalhadores, organizada pelos sindicatos e a CGTP-IN, contra esta política do governo da Direita, surpreendentemente, o discurso e a acção político-sindical da maioria da Direcção da CGTP-IN, continua a insistir no ataque ao PS.

O autêntico inimigo do Povo Trabalhador e restantes classes populares é o governo da direita e as políticas de direita - não é o PS. Quem se engana na identificação e denúncia do verdadeiro inimigo só lhe está a fazer o frete!

No presente momento não é o Partido Socialista que governa o país.

Quem governa o país é o PSD/CDS, que destruiu milhares de postos de trabalho, cortou salários, pensões e prestações sociais, atacou seriamente o Serviço Nacional Saúde, o Sistema Publico e Universal de Ensino e a Protecção e Segurança Social e provocou uma corrente emigratória de centenas de milhares de portugueses,

O Governo de Passos Coelho /Paulo Portas hipotecou o futuro de Portugal. É contra este governo que neste 1.º Maio todas e todos temos a obrigação de lutar.

É neste sentido que consideramos que a resolução da CGTP-IN para o 1.º Maio é enganadora e manipuladora da realidade e branqueadora, da Direita!

A resolução centra no PS o resultado das políticas que são da única responsabilidade da governação do PSD/CDS que, na sua essência, foi muito para além do memorando assinado com a troika.

Vejamos o seguinte exemplo, entre muitos outros:

“No plano social, são dramáticas as consequências da política de exploração e empobrecimento decorrentes da aplicação dos PEC do Governo PS e aprofundadas com o Pacto de Agressão subscrito pelo PS, PSD e CDS-PP. O desemprego atingiu níveis sem paralelo no nosso país. Só no período de 2009 a 2014 foram destruídos 470 mil postos de trabalho, elevando para mais de 1 milhão e 300 mil o número de trabalhadores desempregados ou em situação de subocupação, correspondendo a uma taxa de 24,3%.”

Por outro lado, o conteúdo desta resolução vem na continuação do que, desde há muito tempo a esta parte, se vem passando na CGTP-IN.

Ao contrário do que afirma o Secretário-Geral da CGTP-IN na recente entrevista ao Jornal Sol, que efectivamente, as principais resoluções e alguns pronunciamentos públicos têm sido aprovadas pela maioria da Direcção da CGTP-IN e não têm tido o apoio dos sindicalistas socialistas e de outros sindicalistas independentes porque têm um conteúdo sectário e são elaboradas por uma metodologia que fere o funcionamento democrático interno

Este tipo de posições fere gravemente o princípio de Unidade da CGTP-IN – este é o ALERTA da CSS da CGTP-IN neste Primeiro de Maio!

Uma central com 44 anos de história, construída desde a sua génese no respeito pela democracia e unidade interna, que tem sido posta em causa desde 2012, com práticas de afastamento de trabalhadores e dirigentes por interferências político-partidárias estranhas ao movimento sindical, não pode ficar refém deste tipo de funcionamento!

O primeiro de Maio, dia dos trabalhadores, é de todos e todas.
No Primeiro de Maio vamos afirmar a nossa força – A UNIÃO FAZ A FORÇA!

Os largos milhares de trabalhadores, trabalhadoras, militantes sindicais e sindicalistas socialistas ou e independentes que participam, na actividade da Corrente Sindicalista Socialista da CGTP-IN estarão como sempre, lado a lado com os seus camaradas comunistas, nas comemorações do 1.º Maio da CGTP-IN.

Mas a CSS da CGTP-IN estará sempre ao lado daqueles que lutam por um sindicalismo autónomo, democrático e reivindicativo, com respeito pela UNIDADE

A Corrente Sindical Socialista da CGTP-IN apela a todos os trabalhadores e trabalhadoras que amanhã participem nas Manifestações do 1º. Maio da CGTP-IN, contra a Direita e pela Democracia, bem – estar e Justiça Social em Portugal!

Viva a CGTP-IN
Viva a luta dos trabalhadores!
Viva o 1.º de Maio
Lisboa, 30 de Abril de 2015

24 abril 2015

JANTAR COMEMORATIVO DO DIA DO TRABALHADOR

Jantar Comemorativo do dia do Trabalhador
Dia: 30 de Abril 2015
Hora: 20h00
Local: Pavilhão Multiusos de Odivelas

23 abril 2015

OPINIÕES DIFERENTES NA CGTP-IN

Sindicalistas Socialistas da CGTP-IN não subscrevem na totalidade posição da CGTP-IN sobre documento "Uma década para Portugal: um cenário económico alternativo" apresentado pelo grupo de economistas liderado por Mário Centeno a pedido da Direcção do PS.

13 abril 2015

PARTIDO SOCIALISTA ORGANIZA ENCONTRO SOBRE O TRABALHO

Decorreu no passado sábado, 11 de Abril de 2015, um encontro organizado pelo Departamento Trabalho do Partido Socialista, sobre "Trabalho digno - Contributos para uma sociedade digna" cuja tema de era a legislação do trabalho e o relançamento da negociação colectiva. 


Moderado por Wanda Guimarães, o encontro contou como oradores Victor Coelho, António Correia e Carlos Trindade da Corrente Sindical Socialista da CGTP-IN.