07 março 2016

Sindicalistas Socialistas apresentaram candidato a Secretário-Geral da CGTP-IN

OS MILITANTES DA CORRENTE SINDICAL SOCIALISTA, NA REUNIÃO DE HOJE DO CONSELHO NACIONAL DA CGTP-IN, CONTINUANDO A DEFENDER UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO DAS MINORIAS, SUSTENTARAM:

Que a Comissão Executiva fosse alargada para 30 membros, entrando a Corrente Sindical do Bloco de Esquerda;

Esta proposta foi recusada, assim como a candidatura a Secretário–Geral de Carlos Trindade, tendo sido eleito Arménio Carlos.

Os militantes da Corrente Sindical Socialista no Conselho Nacional da CGTP-IN, na primeira reunião deste órgão que se realizou esta tarde, na continuação da estratégia que sustentaram no XIII Congresso da CGTP-IN, de defesa de um sindicalismo de Classe, mais participativo, inclusivo, autónomo e democrático, intervieram no sentido da concretização das posições que então tomaram.

Neste quadro, defenderam que a Comissão Executiva fosse alargada de 29 para 30 membros, de forma a integrar um sindicalista da Corrente Sindical do Bloco de Esquerda.

Esta proposta foi recusada pela maioria dos dirigentes com 26 votos a favor, mantendo-se a Comissão Executiva com 29 membros sem a inclusão da CS do Bloco de Esquerda.

Entretanto, na reunião da Comissão Executiva, que se realizou no intervalo do Conselho Nacional para escolher um candidato a secretário – geral a apresentar pela Comissão Executiva ao Conselho Nacional, foi apresentada pelos militantes da CSS a candidatura de Carlos Trindade a secretário-geral da CGTP-IN.

Esta proposta também foi derrotada.

Assim, no Conselho Nacional da CGTP-IN, foi proposto e eleito como Secretário-Geral Arménio Carlos com 106 votos a favor, 25 votos em branco e sem qualquer voto nulo.

Com a apresentação destas propostas os militantes da CSS da CGTP-IN reafirmaram coerentemente, na prática, as posições político-ideológicas que defenderam no Congresso.

Lisboa, 7 de Março de 2016

O SECRETARIADO NACIONAL

06 março 2016

Partido Socialista promove debate sobre concertação social

No Sábado dia 12 de Março de 2016, a partir das 14:30 horas, na Sede do PS em Lisboa, o Departamento do Trabalho, cuja responsável é Wanda Guimarães, vai realizar um debate sobre Concertação Social (CS), cujo Programa aqui publicamos.

As razões para este debate são diversas. Posteriormente a ser eleito Secretário Geral, o nosso camarada António Costa, realizou reuniões de apresentação de cumprimentos com as duas Centrais Sindicais e às duas transmitiu a vontade política de apostar na CS como instrumento tripartido de desenvolvimento do País, bem como no reforço e alargamento da negociação colectiva (negociação bipartida), interrogando a possibilidade de se realizar um Acordo Estratégico de Concertação Social.

A data limite para as inscrições é o dia 10 de Março. Poderão inscrever-se para o email, aida@ps.pt ou ainda pelo telefone 21 382 20 98.