PELA LIBERDADE E OS VALORES DE ABRIL
PELA DEMOCRACIA E A CONSTITUIÇÃO
PELOS DIREITOS DOS TRABALHADORES, CONTRA O FASCISMO
O apoio a António José Seguro nesta segunda volta das eleições presidenciais é, acima de tudo, uma escolha clara dos valores democráticos que estruturam a nossa vida colectiva desde o 25 de Abril. É a afirmação de que a democracia é o eixo fundamental da nossa convivência como povo, assente num conjunto de princípios fundamentais: o respeito pela Constituição, a defesa das liberdades individuais e colectivas, a promoção da igualdade, do pluralismo e da justiça social.
António José Seguro representa uma concepção da política assente no diálogo, na moderação democrática e na centralidade da pessoa humana. A sua candidatura traduz a defesa intransigente do Estado de Direito, da separação de poderes e do papel do Presidente da República como garante da unidade nacional, da estabilidade institucional e dos direitos fundamentais de todos os cidadãos, sem excepções.
A estes valores acresce uma visão da dignificação do trabalho e da valorização dos trabalhadores, defendendo emprego com direitos e salários dignos. A defesa de serviços públicos universais, acessíveis e eficientes, releva a sua noção de um Estado que promove a integração de todos os cidadãos sem exclusões de ninguém. Neste quadro, destaca-se a defesa de um Serviço Nacional de Saúde que é inseparável da dignidade do ser humano e, em especial, dos reformados e pensionistas, de quem trabalha e de quem inicia o seu percurso profissional e de um sistema de ensino público que valorize profissionalmente os jovens e que seja uma ferramenta de progresso social.
Do mesmo modo, o direito à habitação é uma das áreas onde a intervenção publica é mais necessária. A habitação é hoje um dos maiores obstáculos à autonomia dos jovens e é uma condição essencial para que possam construir projectos de vida, constituir família e permanecer no país assim como, no caso das famílias com menores rendimentos, de usufruírem de condições de vida condignas.
Num tempo em que o populismo, o autoritarismo e o discurso de ódio, disseminados por partidos de extrema direita fascizantes, procuram ganhar espaço, a candidatura de António José Seguro garante que a Constituição da República será respeitada, o crescimento económico se manterá e o desenvolvimento social continuará. Para os jovens, este apoio é também um voto de futuro: com uma escola pública de qualidade, com trabalho com direitos, com saúde pública de qualidade e com políticas de habitação que devolvam esperança a uma geração que recusa a precariedade, a exclusão e a desigualdade.
Apoiar António José Seguro é, assim, escolher a democracia, que cuida dos que já trabalharam, que protege quem trabalha, que cria condições reais para que os jovens e todos os que necessitam possam viver conforme a sua opção de vida.
Votar António José Seguro garante um futuro de liberdade e Democracia, desenvolvimento sustentado, justiça e progresso social para todos.
Lisboa, 03 de Fevereiro de 2026
O Secretariado Nacional da CSS da CGTP-IN
