30 novembro 2025

João Pedro Meira apela a todos para que participem na Greve Geral: o que está em causa é uma alteração de valores e princípios

João Pedro Meira é natural de Portalegre, licenciado em Economia pela ISCTE Business School e pós-graduado em Economia e Políticas Públicas pelo ISEG.
Economista do Banco de Portugal desde 2019, é membro efetivo da sua Comissão de Trabalhadores desde 2023 e Secretário-geral Adjunto da Juventude Socialista desde Dezembro de 2024.

Porfírio Silva dá o seu apoio à Greve Geral de 11 Dezembro: o trabalho não é uma mera mercadoria.

Porfírio Silva é deputado do Partido Socialista e filósofo, com doutoramento em Epistemologia e Filosofia da Ciência. Combina uma forte atividade intelectual com intervenção política nas áreas da educação, ciência e cultura. É Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PS e diretor da revista Portugal Socialista. Ao longo do seu percurso, tem destacado a importância do conhecimento, da democracia e das políticas públicas para reduzir desigualdades e promover uma sociedade mais justa.

29 novembro 2025

A Flávia Pimenta do PS de Vila Franca de Xira deixa-nos uma mensagem de esperança por um Portugal melhor

Flávia Pimenta é Secretária coordenadora da Secção do Partido Socialista de Vila Franca de Xira e Deputada Municipal em Vila Franca de Xira.

Mensagem, sobre a Greve Geral, de Fernando Gomes e Marco Oliveira aos trabalhadores do distrito de Portalegre

Marco Oliveira da Tendência Sindical Socialista da UGT (TSS da UGT) e Fernando Gomes da Corrente Sindical Socialista da CGTP-IN (CSS da CGTP-IN) fazem um apelo aos trabalhadores do distrito de Portalegre, tanto do sector privado como público, para participarem na Greve Geral de 11 de Dezembro de 2025.

28 novembro 2025

Nada justifica este pacote laboral, diz-nos Henrique Sousa, dirigente da PRÁXIS

Henrique Sousa é politólogo de formação, analista de relações de trabalho e sindicalismo e Presidente da Mesa Assembleia Geral da Práxis - Associação de Reflexão e Debate sobre Trabalho e Sindicalismo.

As razões erradas do pacote laboral apresentadas por Tiago Barbosa Ribeiro

Tiago Barbosa Ribeiro é deputado do Partido Socialista e Presidente da Comissão Parlamentar de Trabalho, Segurança Social e Inclusão. Presidente do PS Porto, foi também autarca na cidade. É um dos rostos mais activos na defesa dos direitos laborais, da contratação colectiva, da habitação e do Estado Social. Uma voz firme contra a precariedade e pelos direitos dos trabalhadores.

27 novembro 2025

DIA 11 DE DEZEMBRO DE 2025. TODOS JUNTOS NA GREVE GERAL (Ação Socialista n.º 1837 de 04.12.2025)

O Anteprojeto de Reforma Laboral a que o Governo chamou “Trabalho XXI” é um ataque feroz a quem trabalha em Portugal.

A desregulação e embaratecimento das horas de trabalho, o aumento da precariedade, a facilitação dos despedimentos, a destruição de postos de trabalho para recorrer a empresas externas, marcam uma reforma que não é mais que um corte de direitos e uma transferência de poder para os patrões.

Como se não bastasse, pretendem, tornar o trabalho mais barato, menos “cómodo” e com “perda de conforto”, como afirmou um membro do Governo que deixou bem claros os objetivos que querem alcançar.

Há que denunciar, com toda a clareza, quem ataca aqueles os trabalhadores e as suas organizações representativas, nomeadamente os sindicatos e quem procura destruir as ferramentas democráticas que lhes garantem direitos.

Por isso se quer forçar a caducidade das convenções coletivas e dos direitos nelas vertidos, se quer afastar os sindicatos das empresas e destruir o direito à greve para muitos milhares de trabalhadores.

É necessário travar uma reforma construída para servir o patronato e enfrentar a intransigência do Governo, que tem bloqueado qualquer avanço significativo para os trabalhadores.

Não podemos aceitar a ilusão dos pequenos avanços. Temos de ter um diálogo e uma negociação sérios. Temos de discutir o que interessa realmente aos trabalhadores.

Por isso, a Tendência Sindical Socialista apoia a Greve Geral de 11 de Dezembro de 2025, contra a Reforma Laboral que nos foi apresentada e saúda:

· A convergência alcançada pela CGTP-IN e pala UGT na marcação da Greve Geral;

E apela:

· aos Sindicatos Independentes para que adiram à Greve Geral;

· a todos os trabalhadores que mostrem a sua frontal discordância com as propostas e com a atitude do Governo;

· à participação de todos os trabalhadores, sejam do sector privado ou público, na Greve Geral de 11 de Dezembro de 2025.


Dia 11 de Dezembro de 2025. Todos juntos na GREVE GERAL.

Tendência sindical DO PARTIDO Socialista (TSS DO PS)

Acção Socialista:

As razões de Nelson Bento para fazermos a Greve Geral

Nelson Bento é Motorista, do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins (STAL) e membro do Conselho Nacional de Coordenação da CSS da CGTP-IN. 

O Nelson exemplifica com situações vividas porque devemos fazer a Greve Geral.

O apelo de Rui Tomé para a greve geral

O apelo de Rui Tomé para a greve geral. Rui Tomé é o Coordenador Nacional do STAD e membro do Conselho Nacional da CGTP-IN. Faz parte do Secretariado Nacional da CSS da CGTP-IN.

26 novembro 2025

Arturo López e a Greve Geral de 11 de Dezembro de 2025

Arturo López é médico, membro do Conselho Nacional de Coordenação da CSS da CGTP-IN e do Sindicato dos Médicos da Zona Centro.

Ulisses Garrido, dirigente da Práxis, deixa-nos o seu testemunho sobre a Greve Geral

O nosso testemunho de hoje, é de Ulisses Garrido, Sociólogo. Foi membro da Comissão Executiva e do Conselho Nacional da CGTP-IN e foi director do Departamento de Educação do ETUI — European Trade Union Institute.

É dirigente da PRÁXIS - Reflexão e Debate sobre Trabalho e Sindicalismo.

25 novembro 2025

O testemunho sobre a Greve Geral de António Valadas da Silva

O testemunho de António Valadas da Silva, mostra-nos as razões para a participação na Greve Geral de 11 de Dezembro de 2025.

António Valadas da Silva é ex-dirigente do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Os contributos dos Sindicalistas Socialistas e Independentes da CGTP-IN para a Greve Geral

Fernando Gomes, Secretário-Geral da Corrente Sindical Socialista da CGTP-IN, apresenta os objetivos e iniciativas preparatórias da greve geral marcada para 11 de Dezembro de 2025. No vídeo, destaca o trabalho de divulgação, os testemunhos previstos e o apelo conjunto da CGTP e da UGT à participação de todos os trabalhadores.