19 novembro 2010

OBVIAMENTE, FAREI GREVE!


Como já expliquei aos meus alunos, no dia 24 participarei na greve geral convocada por ambas as centrais sindicais. E faço-o coerentemente com os valores de cidadania que me movem nesta sociedade, e por duas razões principais: 

- a ideia de que, unilateralmente, se possa decidir diminuir o valor do nosso trabalho, parece-me intolerável numa sociedade democrática. Até porque um contrato de trabalho é um acordo entre duas partes, que não deveria ser alterado sem negociação, e o precedente agora criado na administração pública - apenas porque somos os reféns mais fáceis - rapidamente se alastrará aos restantes sectores;

- a ideia que se pretende passar - com o reforço dos discursos políticos mais ou menos encomendados aos media! - de que os serviços públicos são ineficazes, caros e dispensáveis... e portanto o melhor seria substituí-los por entidades privadas (mormente na educação e na saúde), algo de que visceralmente discordo.

Move-me ainda um profundo sentimento de solidariedade com  todos os que sofrem pelos mesmos problemas, enquanto europeu, cidadão do mundo, e trabalhador: e esta solidariedade - que mesmo só por si já justificaria a minha atitude- para mim não é meramente um expediente de outras estratégias políticas e/ou partidárias (como por vezes assistimos em mensagens divulgadas nestes mesmos users), mas é para mim um ponto de honra dos valores éticos que transporto.

E é também pelas gerações mais jovens (a dos meu alunos e até a do meu filho!) que me bato, pois para eles as consequências poderão vir a ser mais graves e mais duradoiras.

Assim, desafio os colegas a que igualmente assumam o seu protesto, a sua revolta ou a sua solidariedade, aderindo à greve.

Penso que é do conhecimento público, mas relembro que sou dirigente nacional da Fenprof (no sector do ensino superior e investigação), e também membro do Conselho Nacional da CGTP.

Manuel Pereira dos Santos
(Prof. Catedrático – U.Évora)

Nenhum comentário: