12 fevereiro 2024

FALECEU UM GRANDE AMIGO DA CORRENTE – EDUARDO ESTEVEZ, SINDICALISTA ARGENTINO E DIRIGENTE SINDICAL MUNDIAL

Faleceu Eduardo Estevez, sindicalista argentino e dirigente sindical mundial!

Filho de galegos emigrados na Argentina, Eduardo envolveu-se nas lutas sociais e sindicais desde muito novo.

Trabalhador da Administração Publica, foi sindicalista da ATE – Associação dos Trabalhadores do Estado, e da CLATE – Confederação Latina Americana dos Trabalhadores do Estado, na quais exerceu elevadas responsabilidades.

A partir do início da década de noventa do século passado, foi Secretário-geral adjunto da CMT - Confederação Mundial do Trabalho, de tradição cristão e inspiração humanista.

Esta era uma das três confederações sindicais mundiais que existiram até 1 de Novembro de 2006, quando se dissolveu para, juntamente com a CISL – Confederação Internacional dos Sindicatos Livres, fundarem a CSI – Confederação Sindical Internacional, que é actualmente a maior confederação sindical mundial.

Eduardo Estevez foi um conhecido e respeitado dirigente sindical internacional, que contribuiu fortemente para a fundação da CSI, entendida como a forma de combater eficazmente os efeitos nefastos da globalização e as consequências destrutivas do neoliberalismo. Combatente da Liberdade, enfrentou a Ditadura argentina, razão pela qual teve que se refugiar na Venezuela. Defensor dos Direitos Humanos, apoiou inúmeras causas humanistas, com destaque para o direito do Povo Palestiniano a ter um Estado Independente.

Eduardo Estevez conhecia o movimento sindical internacional e também a realidade sindical portuguesa. Por essa razão acompanhou em particular o processo de discussão interna na CGTP-IN sobre a sua possível filiação na CSI. É neste quadro que participou em várias conferências e seminários organizados pela CSS da CGTP-IN, tendo compreendido e apoiado fraternalmente a posição estratégica da Corrente na CGTP-IN.

A Corrente Sindical Socialista da CGTP-IN:

Á família, que perdeu o seu ente querido, enviamos sentidos pêsames;

Á CLATE, que perdeu um dirigente histórico, endereçamos os nossos sentimentos;

Aos Amigos e Camaradas, que perderam um Companheiro de todas as horas, dirigimos as nossas condolências.

O Secretariado Nacional da CSS da CGTP-IN

Lisboa, 01 de Fevereiro de 2024


 

 

 

Nenhum comentário: