18 maio 2023

ECCO`LET PERSEGUE DIRIGENTE SINDICAL - Solidariedade para com a Susana Bastos

 Para trabalhadores, sindicalistas e cidadãos,


Estamos aqui para chamar a atenção para uma situação de profunda injustiça que ocorreu recentemente na ECCO, uma multinacional dinamarquesa do setor de calçado. A empresa anunciou um despedimento coletivo, afetando 42 trabalhadoras da unidade de Santa Maria da Feira, uma ação que acreditamos ter sido estrategicamente organizada para despedir a nossa colega, delegada e dirigente sindical, Susana Bastos.


A Susana Bastos é uma defensora incansável dos direitos dos trabalhadores na ECCO. Ela tem sido a voz e o rosto de muitos trabalhadores, desafiando as práticas abusivas e alegações de assédio moral. A Susana Bastos esteve na linha de frente, denunciando ativamente estas práticas na empresa.


A Susana Bastos não apenas denunciou estes comportamentos, como também acredita que a estratégia da ECCO foi concebida especificamente para enfraquecer os delegados sindicais e representantes dos trabalhadores. Esta é uma atitude que fragiliza os direitos sindicais e é um ataque à liberdade da organização dos trabalhadores em defesa dos seus direitos.


Acreditamos que o despedimento coletivo de 42 trabalhadoras foi uma manobra para ocultar a real intenção da empresa: silenciar a Susana Bastos e enfraquecer a atividade sindical na ECCO. Estas 42 mulheres, incluindo a Susana Bastos, foram vítimas de uma injustiça. A Susana Bastos, em particular, abdicou de uma indemnização de 1,4 meses por cada ano de trabalho, em prol dos seus valores morais, dignidade, respeito e defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores.


Portanto, apelamos a todos os trabalhadores, cidadãos e especialmente a todos os trabalhadores sindicalizados, para se juntarem a nós na sexta-feira, dia 19 de Maio, com início às 13h30, em frente às instalações da ECCO em São João de Ver. Esta é a hora de mostrar a nossa força, o nosso poder e defender os direitos sindicais.


Estamos solidários com a Susana Bastos e com todas as trabalhadoras injustamente despedidas. O nosso lema é claro: Não há volta a dar, a Susana vai voltar!


Esta é uma luta de todos nós. Unidos somos mais fortes e juntos vamos lutar por justiça e por um ambiente de trabalho seguro e respeitoso para todos.


Não faltem! A vossa presença é fundamental. A união faz a força!


#eccolet #eccoletportugal



Nenhum comentário: