A Corrente Sindical Socialista da CGTP-IN (CSS da CGTP-IN) reafirma o seu compromisso inabalável com o direito internacional e com os princípios fundamentais inscritos na Carta das Nações Unidas.
Perante os acontecimentos de hoje na Venezuela, condenamos firmemente a agressão e o recurso unilateral ao uso da força por parte dos Estados Unidos, sob a Administração TRUMP, por constituírem uma violação grave da soberania, da integridade territorial, do princípio da não ingerência e da obrigação de resolução pacífica dos conflitos entre Estados.
Afirmamos que cabe a cada povo tomar nas suas mãos as decisões sobre o seu destino, tal como o povo português o fez com o 25 de Abril de 1974. O respeito pela autodeterminação dos povos é um pilar essencial do direito internacional e não pode ser substituído por ingerências externas, imposições políticas ou ações militares.
A Carta das Nações Unidas é clara ao proibir o uso da força fora do quadro da legalidade internacional e do multilateralismo. A sua violação mina a paz, a segurança colectiva e o próprio sistema internacional assente no direito e não na lei do mais forte.
A Corrente Sindical Socialista da CGTP-IN manifesta a sua solidariedade com os trabalhadores e o povo da Venezuela e reafirma que só o respeito pelo direito internacional, pela autodeterminação dos povos e pela cooperação entre Estados pode garantir a paz, a justiça social e a dignidade dos povos.
03 de Janeiro de 2026
O Secretariado Nacional da CSS da CGTP-IN

Nenhum comentário:
Postar um comentário