07 agosto 2013

ESPERANÇA NO FUTURO

Este tempo em que vivemos e esta gente que nos governa rouba-nos o que é mais importante em qualquer indivíduo e em qualquer comunidade: a esperança no futuro! Em ciência política designa-se por “gestão de expectativas” a acção politica que articula o ambiente social e o estado de espírito dos indivíduos com a vivência no presente e a projecção do futuro. Por outras palavras: as dificuldades que temos que superar agora para chegarmos onde desejamos depois.

Porém, no tempo actual, esta gente que nos governa, que não tem princípios nem ética, submergida em negócios ilícitos, tem o á vontade de nos dizer que o nosso presente é mau mas que o futuro vai ser ainda pior!

Uma gente que, além de fazer negociatas, mente e encobre o que fez e que faz, que não tem qualquer sentido de Estado e ainda nos diz que a responsabilidade disto suceder é nossa, descarregando em cima da generalidade do Povo as suas próprias responsabilidades, forma de não pagar pelas suas malfeitorias.

Este é, aparentemente, um tempo sem esperança! E é nestes tempos que as grandes convulsões demagógicas se realizam – para serem pagas com juros elevados alguns anos depois!

Vejamos o que se passa agora mesmo, nos dias que correm, debaixo dos nossos olhos. O Governo do PSD/CDS acaba de apresentar uma proposta de roubar direitos sociais, concretamente, baixar reformas em percentagens que podem chegar a 10% do valor da reforma. Simultaneamente, somos informados das mentiras da ministra das finanças no Parlamento acerca das suas responsabilidades no caso dos swaps e das responsabilidades do secretário de Estado Pais Jorge, acerca da sua tentativa de os vender ao então Governo do PS, em 2005 e, agora, da sua tentativa de se ilibar de responsabilidades (porque este produto financeiro demonstrou toda a sua toxidade).

O caso do secretário de Estado é surpreendente e só pode ser comparado à metáfora de colocar a raposa a guardar a capoeira! Quem garante ao Povo que este senhor, que já mentiu descaradamente duas vezes, não tenta aproveitar-se do seu cargo para que o banco para o qual trabalha, o Citybank, não venha a vender ao Estado qualquer outro produto tóxico, que ele compra devido ao Poder em que está investido? Mesmo que o não faça – e não temos a certeza que não o fará porque ele demonstra não ter idoneidade! - a sua nomeação para secretário de Estado é paradigmática da composição, da ética que possui e da rede de interesses que o Governo da Direita representa e em que está enrolado!

Por onde pegar neste governo? Vale a pena falar no ministro dos Negócios Estrangeiros Rui Manchete e nas suas negociatas com o BPN?

O que fere profundamente cada cidadão é que são estes mesmos indivíduos, que estão totalmente salpicados de porcaria e que não têm uma pinga de moral, se arrogam o direito a tentar roubar-nos a esperança do futuro! Este é um governo que promove e realiza a injustiça, favorecendo a classe dominante e a acumulação da riqueza, empobrecendo, para isso, as classes populares.

Mas não só - procura fazer todos os possíveis para roubar a esperança no futuro! Para o Governo da Direita não basta que o presente e o futuro seja negro – o fundamental é criar a ideia e inculcá-la nas massas populares que esse é o único futuro possível! Esta é a forma de, no presente, salvaguardar o seu próprio futuro radioso – que seja eliminada, nos indivíduos e na comunidade, a esperança no futuro!

Neste momento, a responsabilidade politica desta situação é conhecida: o Presidente da Republica! Esta personagem, ela mesmo envolvida no BPN de forma nunca deslindada, deixou e deixa que este ambiente político tenha sido criado sem tomar nenhuma medida moralizadora nem influenciando moralmente a governação e a cidadania! Esta personalidade não se deixa surpreender ou compadecer por razões éticas e morais – ele prossegue uma ideologia e realiza uma estratégia e os casos de imoralidade e falta de ética são meros pequenos acidentes de percurso acessórios que não podem impedir a realização do projecto político que está em desenvolvimento.

Claro que é a Direita política e social que governa Portugal, a Direita neoliberal e conservadora – é a ela que deverão ser assacadas as responsabilidades em cada momento e em cada situação, hoje e no futuro!

Não pode haver hesitações nem contemplações – oitocentos anos de História de Portugal e o sofrimento do Povo exigem esta posição!

Por isto, o Partido Socialista fez muito bem em não pactuar com as acções envolventes e responsabilizantes pretendidas pelo PR e Passos Coelho/Paulo Portas e não pode deixar de exigir ao governo PSD/CDS as responsabilidades que possui e de apresentar alternativas exequíveis e credíveis! Só desta forma o PS se constituirá como a reserva de esperança dos portugueses e no qual estes se reverão nos momentos da escolha democrática. Só assim, o Povo e Portugal continuarão a ter esperança no futuro!

Lisboa, 07 de Agosto de 2013

Carlos Trindade
Secretário-Geral da Corrente Sindical Socialista
da CGTP-IN

Nenhum comentário: