28 janeiro 2018

MORREU EDMUNDO PEDRO

COMBATENTE MAIOR PELA LIBERDADE, A DEMOCRACIA E A JUSTIÇA SOCIAL
– QUE O EXEMPLO DA SUA VIDA ILUMINE A NOSSA ACÇÃO E LUTA!

A CSS da CGTP-IN apresenta sinceras e sentidas condolências à família.

Edmundo Pedro, combatente desde os anos da juventude pela Liberdade, a Democracia e as causas da Justiça Social, faleceu ontem.

A Corrente Sindical Socialista da CGTP-IN (CSS da CGTP-IN), em nome dos trabalhadores e sindicalistas socialistas da CGTP-IN, apresenta à família as suas mais sinceras e sentidas condolências.

Edmundo Pedro faria este ano 100 anos de idade e deixa-nos um legado inigualável – uma vida inteira dedicada ao bem comum, aos cidadãos e aos trabalhadores.

Guiado pelos valores supremos de uma Comunidade – a Liberdade, a Democracia e a Justiça Social – e procurando concretizá-los, Edmundo Pedro colocou em causa o seu bem-estar pessoal, arriscou a vida, sofreu a tortura, conheceu as prisões políticas fascistas, desde o Tarrafal até Caxias, nunca se negou a esforços ou se recusou a participar nas inúmeras tentativas de derrubar a Ditadura. Depois do 25 de Abril, continuou o seu combate de sempre e, em nome dos seus valores de sempre, lutou igualmente pelos princípios fundadores da Revolução e combateu sem tréguas contra as derivas sectárias e radicais que então existiram.

Ainda recentemente e apesar da sua idade, de novo participou sem vacilações na luta contra a austeridade e o empobrecimento generalizado que o governo da Direita aplicou a Portugal e ao nosso Povo.

Edmundo Pedro, que na juventude tinha aderido ao PCP e com o qual cortou ideologicamente, foi fundador do Partido Socialista e seu dirigente, tendo assumido várias funções políticas e públicas.

É este exemplo de combatente que cada sindicalista socialista da CGTP-IN, na sua acção e luta quotidiana – sindical, política e ideológica –, jamais poderá esquecer.

Edmundo Pedro foi um dos nossos maiores – que o exemplo da sua vida ilumine a nossa acção e luta!

O Secretariado Nacional da CSS da CGTP-IN
Lisboa, 28 Janeiro de 2018

Nenhum comentário: