01 outubro 2020

A CSS/CGTP-IN SAUDA FRATERNALMENTE A CGTP-IN PELO CINQUENTENÁRIO DA SUA FUNDAÇÃO – A LUTA CONTINUA!

A Corrente Sindical Socialista da CGTP-IN saúda fraternalmente a CGTP-IN pelo seu quinquagésimo aniversário e saúda calorosamente todos os sindicalistas que, da base à direcção, mantêm viva e activa a intervenção confederal!

Em 1 de Outubro de 1970, em pleno fascismo, quatro sindicatos que tinham direcções sindicais democraticamente eleitas e que tinham saído do domínio do corporativismo fascista, os Sindicatos dos Lanifícios, dos Bancários, dos Metalúrgicos e dos Caixeiros, todos do Distrito de Lisboa, endereçaram a um conjunto de outros sindicatos, que também tinham direcções com as mesmas características democráticas e antifascistas, uma carta-convite para uma reunião de sindicatos (a realizar em 11.Outubro.1970) para debater matérias sindicais, como a contratação colectiva e a liberdade sindical.

Convencionou-se datar neste dia 1.Outubro.1970 a fundação da CGTP-IN. Desde então iniciou-se a longa e complexa caminhada que trouxe até aos dias de hoje, passados cinquenta anos, a histórica e grande confederação sindical dos trabalhadores portugueses – a CGTP-IN.

Nesta fundação, participaram todos os Homens e Mulheres de pensamento e acção livre, de várias ideologias e sem assunção ideológica, com ou sem crença religiosa, mas todos irmanados por um imenso amor à Liberdade e á Democracia, uma férrea vontade de derrubar o regime fascista, uma forte determinação de terminar uma Guerra Colonial injusta e libertar Povos oprimidos por centenas de anos de colonialismo, uma firme vontade de conquistar direitos sociais e laborais e de aumentar salários e uma imensa ambição e fazer de Portugal um País desenvolvido económica e socialmente!

Durante os cinquenta anos da vida da CGTP-IN, largas dezenas de milhares de sindicalistas, Homens e Mulheres de todos os sectores económicos e actividades profissionais, de todos os partidos e sem partidos, crentes ou não crentes, continuaram a dar corpo e prosseguiram este projecto, honrando o legado, a visão e a coragem dos sindicalistas fundadores.

Neste longo caminho de meio século, Portugal e o Mundo mudaram profundamente.

O Portugal de hoje não tem qualquer comparação com o que existia antes da Revolução e as condições de vida e trabalho do Povo e dos trabalhadores é incomparavelmente melhor.

Com a Revolução de Abril, os principais objectivos políticos iniciais da CGTP-IN foram concretizados - o derrube do fascismo, a conquista da Liberdade e a instauração da Democracia, o fim da Guerra Colonial e a independência das colónias.

Os restantes objectivos politico-sindicais da CGTP-IN tiveram igualmente importantíssimos desenvolvimentos e continuam perenes – combater a exploração, as desigualdades e as injustiças, dignificar o Trabalho e valorizar os trabalhadores, criar condições de Bem-estar e Justiça Social para os trabalhadores e o Povo em geral e aprofundar e robustecer a Democracia económica, social, politica e cultural! Estes objectivos continuam actuais e o seu constante progresso sustentam a actividade presente e projectam a CGTP-IN no futuro.

A CGTP-IN, nesta evolução realizada ao longo de dezenas de anos, esteve sempre presente com a sua intervenção e acção, das quais resultaram muitos dos resultados positivos alcançados.

Os princípios iniciais da CGTP-IN, da Unidade dos Trabalhadores e da defesa dos interesses da Classe Trabalhadora, não só continuam essenciais como são quotidianamente evidenciados, agora interligados intimamente com os da Democracia, Independência e Solidariedade e a realização de um sindicalismo de Massas.

A CSS/CGTP-IN tem certo que é no respeito destes princípios, na permanente participação activa dos trabalhadores em todos os níveis da estrutura, no funcionamento democrático, na acção consequente sem sectarismos e radicalismos e na preservação da autonomia sindical perante os partidos que os objectivos enunciados continuarão a ser realizados e atribuirão à CGTP-IN cada vez mais respeito e adesão dos trabalhadores e mais prestígio e influência na Sociedade!

Desde a fundação até ao presente, os sindicalistas socialistas têm estado sempre presentes na vida da CGTP-IN - projectando o futuro, os sindicalistas socialistas continuarão sempre presentes na CGTP-IN!

A Classe Trabalhadora e a CGTP-IN sabem que continuarão sempre a ter o contributo activo, perseverante e duradouro dos sindicalistas socialistas no seu caminho e combate por uma Sociedade Democrática desenvolvida economicamente e com elevados índices de Bem-estar e Justiça Social - A LUTA CONTINUA!

VIVA A CGTP-IN!

VIVA O 50º. ANIVERSÁRIO DA CGTP-IN!

VIVA A CLASSE TRABALHADORA!

Lisboa, 1.Outubro.2020

O SECRETARIADO NACIONAL DA CSS/CGTP-IN

Nenhum comentário: