11 setembro 2021

FALECEU O PRESIDENTE JORGE SAMPAIO

FALECEU O PRESIDENTE JORGE SAMPAIO,

REFERÊNCIA INCONTORNÁVEL DO PARTIDO SOCIALISTA E DAS ESQUERDAS! 

O seu exemplo continuará a inspirar a nossa intervenção!

À família enlutada e ao Partido Socialista, a Corrente endereça sentidos pêsames.

 

Faleceu o Presidente Jorge Sampaio!

A história de vida de Jorge Sampaio é um exemplo de compromisso de dezenas de anos com os ideais da Liberdade, da Democracia e do Socialismo.

A sua permanente intervenção política desde a juventude contra o fascismo até às suas recentes actividades cívicas a favor dos estudantes sírios ou dos refugiados, demonstram um apego sentido aos Direitos Humanos e à Justiça Social.

Como Secretário-geral do Partido Socialista, Presidente da Camara Municipal de Lisboa e Presidente da República, funções que desempenhou com total dignidade e elevação, a acção de Jorge Sampaio foi sempre pautada pelos seus ideais e por estes valores humanistas e políticos.

Jorge Sampaio soube sempre aliar as suas firmes convicções e acções políticas com um fino sentido de cerzir amplas alianças nas Esquerdas para que se concretizassem objectivos democráticos comuns.

A História registará indelevelmente a sua acção enquanto Presidente como um dos principais artífices do processo de independência de Timor – Leste, para o qual teceu com elevada sabedoria as convergências internacionais necessárias que contribuíram decisivamente para a sua concretização. Este é um dos seus principais legados históricos como presidente.

Do seu legado como socialista ficará sempre registada o exemplo da histórica vitória na Camara Municipal de Lisboa, para a qual construiu uma coligação com as outras forças da Esquerda, iniciativa percussora que, na circunstância dos idos de 2015, foi replicada com êxito semelhante pelo actual Secretário-geral do PS.

Todo o percurso de Jorge Sampaio revela que foi um Homem de coragem, assumindo frontalmente as opções que tomava em cada momento. Em Jorge Sampaio, a razão sempre foi acompanhada da emoção, ambas assumidas como características fundamentais do ser humano integro que sempre foi e que a sua vida demostra à saciedade.

Para os sindicalistas socialistas da CGTP-IN, tal como para a generalidade dos socialistas, Jorge Sampaio foi sempre uma referência política incontornável na sua estratégia e acção na CGTP-IN. O exemplo da sua vida dedicada à Democracia, ao Socialismo e à Justiça Social continuará a inspirar os militantes e simpatizantes da CSS da CGTP-IN.

À família, enlutada, partilhando a sua dor, endereçamos os nossos mais profundos pêsames.

Ao Partido Socialista, apresentamos as nossas sentidas condolências.  

O Secretariado Nacional

da Corrente Sindical Socialista da CGTP-IN

11 de Setembro de 2021

No ano que em que a CGTP-IN celebrou o seu 30.º Aniversário, o presidente da República, Jorge Sampaio, compareceu no jantar comemorativo, que decorreu no INATEL da Costa da Caparica a 30 de Setembro de 2000, e no qual dirigiu algumas palavras a todos os presentes.

30.º Aniversário da CGTP-IN, INATEL, Costa da Caparica, 2000-09-30. CGTP-IN/João Silva.

Nenhum comentário: