29 novembro 2012

Semana estudo em Bruxelas: Visita ao Comité Económico e Social Europeu


A delegação e os jornalistas que acompanham a semana de estudo às instituições comunitárias e sindicais sediadas em Bruxelas, organizada pela Corrente Sindical Socialista da CGTP-IN e pela Fundação Friedrich Ebert, estão neste momento reunidos com Carlos Trindade, membro do Grupo 2, Trabalhadores, do Comité Económico e Social Europeu.

O papel do Comité Económico e Social Europeu saiu reforçado com o Tratado de Lisboa, com o reforço das áreas em que o Comité pode emitir pareceres.

O Comité Económico e Social Europeu (CESE) é composto por 344 membros, dos quais 12 são Portugueses, integrados em três grupos. Grupo 1, Empregadores; Grupo 2, Trabalhadores e o Grupo 3 é constituído por representantes da sociedade civil.

Cada membro do CESE pode pertencer a duas secções que são as seguintes: Emprego e assuntos sociais; Transportes, energia, infra-estruturas e sociedade da informação; Mercado único e consumo; Coesão Económica e social; Agricultura e ambiente e Relações externas.

Carlos Trindade, membro do Grupo 2, Trabalhadores, do Comité Económico e Social Europeu foi indicado pela CGTP-IN, fazendo parte da sua Comissão Executiva. É também Secretário-Geral da Corrente Sindical Socialista da CGTP-IN e aqui no CESE faz parte das secções de emprego e assuntos sociais e relações externas.

Nenhum comentário: