27 maio 2013

A intervenção de Fernando Gomes no XI Congresso da Corrente Sindical Socialista da CGTP-IN

Intervenção de Fernando Gomes – Membro do Secretariado, Comissão Executiva e Conselho Nacional da CGTP-IN, no Debate da “Resolução acerca da situação político-social e as posições e orientações da CSS da CGTP-IN”, no XI Congresso da Corrente Sindical Socialista da CGTP-IN (Lisboa, 18 e 19 de Maio de 2013).

Começou por elencar os três pilares da sua intervenção: o reforço da CSS, a ligação ao Partido Socialista e a acção nas estruturas sindicais.

Quanto ao primeiro ponto - o reforço da CSS - assumiu que a Corrente deve ser uma alternativa sindical, dentro de um quadro de um sindicalismo de classe, independente, autónomo, reivindicativo e democrático, que privilegia a proposição e a negociação. De seguida, afirmou que é essencial que a corrente reforce os contactos com o Partido Socialista, com as suas federações distritais, mas também com a Juventude Socialista e o Departamento das Mulheres. Por fim, a acção nas estruturas sindicais de modo a por termo ao controlo feito pelos sindicalistas comunistas em alguns sindicatos.


Nenhum comentário: