A Corrente Sindical Socialista da CGTP-IN (CSS da CGTP-IN) realiza este fim-de-semana, nos dias 16 e 17 de novembro de 2024, o seu XX Congresso, na cidade de Aveiro.
Este, é o vigésimo Congresso que a CSS da CGTP-IN realiza nos últimos vinte e três anos, reflexo de uma atividade contínua que se desenvolve desde os locais de trabalho (delegados e dirigentes sindicais) até aos órgãos dirigentes da nossa Confederação.
Efetivamente, desde os primórdios do Sindicalismo, mas, em particular, desde o tempo da Ditadura fascista, os sindicalistas socialistas sempre participaram empenhadamente nos constantes combates travados pelos trabalhadores e trabalhadoras e intervieram nos sindicatos, incluindo nos corporativos.
A ação de muitos sindicalistas, antes e depois do 25 de Abril, que mais tarde aderiram ao Partido Socialista, faz com que, em outubro de 1970, aquando da fundação da Intersindical, tenhamos estado também na sua origem. Após o 25 de Abril e de inúmeras vicissitudes durante a Revolução, a Intersindical passou a designar-se, a partir do Congresso de Todos os Sindicatos (1977), Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN).
A ação e participação atual dos sindicalistas socialistas na CGTP-IN é a continuação lógica de um passado heroico contra o fascismo, pela Liberdade, a Democracia, mas também e sempre contra as desigualdades e as discriminações e pela repartição da riqueza, o Bem-Estar e o Estado Social assim como pela Paz, bem superior dos Povos.
Neste Congresso, com o lema “Defender o Estado Social e os Trabalhadores - Combater a direita e extrema-direita – Pela PAZ - Por uma CGTP-IN Democrática, Autónoma e Reivindicativa” discutiremos os problemas que os trabalhadores e trabalhadoras enfrentam e apontaremos caminhos de reflexão e ação sindical.
As discussões no Congresso decorrerão em torno das questões económicas, sociais e políticas em Portugal; da situação política – social europeia e internacional e sobre o momento que se vive na CGTP-IN e a intervenção da Corrente.
Analisaremos a situação atual da CGTP-IN e a defesa de um sindicalismo onde o pluralismo na unidade, o funcionamento democrático, a democracia e autonomia sindical, devem ser eixos essências a observar em toda a estrutura sindical.
Discutiremos as consequências para o Estado Social e os direitos dos trabalhadores das políticas da direita de um governo da AD (PSD/CDS), influenciado pela extrema-direita.
Não deixaremos de manifestar a nossa solidariedade para com o Povo e os trabalhadores e trabalhadoras, da Palestina, Ucrânia e do Saara Ocidental, entre outros, e as consequências para a europa e para o mundo da vitória de Donald Trump nos Estados Unidos da América.
Ao longo do XX Congresso contaremos com a intervenção de diversos dirigentes do Partido Socialista. Hugo Oliveira, Presidente da Federação de Aveiro do PS, Elza Pais, Presidente do Departamento das Mulheres Socialistas e Miguel Costa Matos, Secretário-Geral da Juventude Socialista.
Na sessão de abertura contaremos com o Secretário-Geral do PS, Pedro Nuno Santos e, no encerramento, com Alexandra Leitão, Presidente do Grupo Parlamentar do PS.
CSS da CGTP-IN
Ação Socialista:
https://www.accaosocialista.pt/?edicao=1605#/1605/sindicalistas-socialistas-da-cgtp-in-em-congresso
Nenhum comentário:
Postar um comentário